quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Início de Escola

Começou mais um ano! Até agora já ultrapassámos as diversas fases:
    Class Kid
  • Compra de material
  • Início de escola
  • Reunião de pais
Isto tudo multiplicado por três!!!

Cada etapa é uma conquista para que tudo volte à normalidade. Que bem que sabe a rotina da qual nos queixamos tanto. E que mal lhes sabe voltar à escola e ter que refazer de novo as amizades (perdem os laços após 2 meses e meio de férias), conhecer uma nova professora, interiorizar a nova rotina e principalmente, deixar de fazer o que lhes apetece.

Como todas as mudanças a primeira reação costuma ser a negação: "Não quero ir à escola!" A segunda é a revolta "Ninguém me pode obrigar!", a seguir um periodo de tristeza que muitas vezes é confundido com cansaço. Mas passado um mês vem a grande e tão esperada aceitação!

Como já levo uns anos de Início Escolar deixo aqui três conselhos para todos os pais:
  1. Não deixem que lhes falte o material: Pode ser só a caixa de lápis mas para as crianças é tão importante como o par de sapatos. Ter tudo na mochila trás confiança aos nossos filhos e é a nossa melhor forma de os apoiar.
  2. Cheguem a horas: Não é pela professora que tem que parar a actividade para o deixar entrar. É por ele/ela que fica numa situação chata de ser o único a ter que ir pousar as coisas e vestir o bibe.
  3. Não comentem a escola à frente deles: Às vezes nem nos apercebemos quando dizemos que a escola fecha cedo ou que a professora não foi simpática. A escola é a segunda casa dos nossos filhos e a professora a única segurança. Colocar isso em causa é deixar os nossos bebés mal.
Boas aulas :-)

sexta-feira, 23 de março de 2012

A hora da refeição

Depois de banhos tomados, pijamas vestidos e cabelos secados, segue-se a hora da refeição. Nesta altura do campeonato, as crianças já estão podres de sono e na fase da hiperactividade natural de quem ainda está a reviver as brincadeiras do dia passado na escola.



É preciso um pouco de concentração e calma para comer e ainda por cima coisas que detestam como sopa ou qualquer coisa que não seja "carne com arroz".




Aqui vão algumas técnicas que utilizo para meter a miudagem em ordem:




Técnica do soldado: transformo os míudos em soldados com adereços, nomes e patente e cada um tem que obedecer ao capitão que sou eu. Quem se porta melhor leva uma medalha de cumprimento daquelas que se compram no chinês.


Jogo do encontra: pergunto a cada um dos participantes onde é que eles conseguem encontrar algo na sala/cozinha. Exemplo, "onde está a vela amarela?". Todos querem participar porque é super fácil mas só participa quem come. Cada colher = a uma pergunta.


Jogo de quantas colheres: combino com cada criança quantas colheres quer comer da sopa (por exemplo). O mínimo é o número de anos da criança. A cada uma bato palmas e faço uma festa pois já fez mais um ano de vida e digo que evolução já teve como já pode aprender a ler, etc. E assim se come uma sopa num instante!


Há quem diga que não se devem fazer jogos e que se trata tudo de disciplina e palmadas mas eu acredito que a esta hora, não se consegue incutir nada nas crianças cansadas e que com um pouco de brincadeira conseguimos melhores resultados e crianças mais felizes!