sexta-feira, 23 de março de 2012

A hora da refeição

Depois de banhos tomados, pijamas vestidos e cabelos secados, segue-se a hora da refeição. Nesta altura do campeonato, as crianças já estão podres de sono e na fase da hiperactividade natural de quem ainda está a reviver as brincadeiras do dia passado na escola.



É preciso um pouco de concentração e calma para comer e ainda por cima coisas que detestam como sopa ou qualquer coisa que não seja "carne com arroz".




Aqui vão algumas técnicas que utilizo para meter a miudagem em ordem:




Técnica do soldado: transformo os míudos em soldados com adereços, nomes e patente e cada um tem que obedecer ao capitão que sou eu. Quem se porta melhor leva uma medalha de cumprimento daquelas que se compram no chinês.


Jogo do encontra: pergunto a cada um dos participantes onde é que eles conseguem encontrar algo na sala/cozinha. Exemplo, "onde está a vela amarela?". Todos querem participar porque é super fácil mas só participa quem come. Cada colher = a uma pergunta.


Jogo de quantas colheres: combino com cada criança quantas colheres quer comer da sopa (por exemplo). O mínimo é o número de anos da criança. A cada uma bato palmas e faço uma festa pois já fez mais um ano de vida e digo que evolução já teve como já pode aprender a ler, etc. E assim se come uma sopa num instante!


Há quem diga que não se devem fazer jogos e que se trata tudo de disciplina e palmadas mas eu acredito que a esta hora, não se consegue incutir nada nas crianças cansadas e que com um pouco de brincadeira conseguimos melhores resultados e crianças mais felizes!

Sem comentários:

Enviar um comentário