Isto tudo multiplicado por três!!!
Cada etapa é uma conquista para que tudo volte à normalidade. Que bem que sabe a rotina da qual nos queixamos tanto. E que mal lhes sabe voltar à escola e ter que refazer de novo as amizades (perdem os laços após 2 meses e meio de férias), conhecer uma nova professora, interiorizar a nova rotina e principalmente, deixar de fazer o que lhes apetece.
Como todas as mudanças a primeira reação costuma ser a negação: "Não quero ir à escola!" A segunda é a revolta "Ninguém me pode obrigar!", a seguir um periodo de tristeza que muitas vezes é confundido com cansaço. Mas passado um mês vem a grande e tão esperada aceitação!
Como já levo uns anos de Início Escolar deixo aqui três conselhos para todos os pais:
- Não deixem que lhes falte o material: Pode ser só a caixa de lápis mas para as crianças é tão importante como o par de sapatos. Ter tudo na mochila trás confiança aos nossos filhos e é a nossa melhor forma de os apoiar.
- Cheguem a horas: Não é pela professora que tem que parar a actividade para o deixar entrar. É por ele/ela que fica numa situação chata de ser o único a ter que ir pousar as coisas e vestir o bibe.
- Não comentem a escola à frente deles: Às vezes nem nos apercebemos quando dizemos que a escola fecha cedo ou que a professora não foi simpática. A escola é a segunda casa dos nossos filhos e a professora a única segurança. Colocar isso em causa é deixar os nossos bebés mal.
Sem comentários:
Enviar um comentário