sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Mentiras de Natal

A magia do Natal tem muito que se lhe diga. Não parte apenas das crianças e a sua fértil imaginação, mas da sua sólida capacidade de querer acreditar em algo. Nós pais, damos uma ajudinha a compor a fábula mas acabamos por tapar mentira atrás de mentira, aguardando calmamente que as montanhas de presentes tapem as suas dúvidas até ao próximo ano.

No ano passado, a minha filha de 7 anos perguntou-me se havia mesmo Pai Natal, sabendo perfeitamente que não havia. Eu, que não queria mentir mais, acabei por dizer a verdade. Ficou devastada, não porque tinhamos mentido, mas porque tinha-lhe tirado a magia do Natal. Assim, este ano perguntou-me "O Pai Natal existe mesmo não é verdade?". E eu respondi, sim :-)

Percebi então que o Pai Natal e a magia existe porque as crianças querem que exista e não porque lhes estamos a contar uma mentira.

Listo aqui as contradições do Natal às quais é preciso antever e dar a volta:
  1. Todos os meninos bons ou maus acabam sempre por receber presentes. Então não recebo apenas se me portar bem? R: Há meninos que recebem presentes dos pais porque o Pai Natal não entrega e os pais não querem que eles fiquem tristes. No entanto, têm sempre menos e piores presentes porque só o Pai Natal sabe exatamente aquilo que os meninos querem.
  2. O Pai Natal existe mesmo? R: O Pai Natal existe mesmo na nossa cabeça e nos nossos corações. Se não acreditarmos nele, ele deixa de existir.
  3. Quem dá os presentes? O Pai Natal ou o Menino Jesus? R: O Pai Natal porque o Menino Jesus dá outro tipo de presentes como a família, o amor e o carinho de todos aqueles que nos rodeiam.
  4. Porque é que não recebi os presentes todos que se encontram na lista? Não me portei bem? R:O Pai Natal e os duendes não têm capacidade de fabricar e comprar os presentes todos!
  5. Porque é que os adultos trocam presentes? R:Porque é uma forma de agradecerem e dizerem que gostam muito uns dos outros. São miminhos :-)
  6. Se foi o Pai Natal que deixou o presente, porque é que a avó diz que o presente é dela? R:Há presentes que foi o Pai Natal que deixou em casa da avó para ela te entregar.
Aproveito para adicionar uma lista de DVD's que reforçam a magia do Natal!










segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Halloweenário

O que é isso do Halloween? É o Dia das Bruxas? Para que serve? Para dar trabalho aos pais que já lhes basta o Carnaval.

Deste há 4 anos para cá, festejo esta data com os meus filhos de uma forma muito simples mas para eles mágica. Num país em que não há tradição desta data, fica difícil andar pela rua, ao frio a bater de porta em porta sobre o risco de ouvir um belo palavrão ou apanhar um balde de água fria.

Aqui vai a minha lista de actividades para o Dia das Bruxas:

  1. Dois dias antes ir ao chinês comprar pinturas, dentes de vampiro, forcas, perucas, o que for...o meu buddget máximo são 10€.
  2. No dia anterior ir ao supermercado comprar rebuçados, gomas e chocolates para entregar aos vizinhos do meu prédio. Sim, vou de porta em porta, entregar doces e explicar que no dia seguinte 3 mini sustos vão pedir doces...so be nice!
  3. No próprio dia, fardar os miúdos com as minhas roupas pretas e com a ajuda de lápis preto, pó de talco e batom vermelho, tentar recriar nas suas carinhas, alguma noção de horror.
  4. Entregar saquinhos aos 3, ensaiar gritos e vozes más e lá vamos nós prédio fora!
Este ano criei uma bruxa, um zombie/vampiro/diabo e o bebé da família Adams! Aproveitei para conhecer os meus vizinhos. LOL


quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Good News!! Trabalhar a tempo parcial

É certo e sabido que metade dos nossos problemas familiares poderiam ser resolvidos se tivéssemos mais tempo para dedicar aos nossos filhos.

Consciente disso, o Governo vai lançar uma medida única já em 2014: os pais vão poder trabalhar a tempo parcial sem prejuízo de redução do seu salário.

 A medida ainda está a ser trabalhada pelo Ministrério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, pelo que ainda estamos por saber as restrições à sua aplicação. Contudo, devemos celebrar esta iniciativa apoiada por fundos comunitários, e alertar para alguns problemas que antecipo.

É importante que haja uma mudança de mentalidade por parte das empresas e dos empregados. Com efeito, esta medida deve ser vista e apoiada de forma positiva e não como algo que culturalmente estamos habituados: “um bom trabalhador é aquele que chega cedo e sai tarde”. Assim, deve ser assegurado que as empresas não prejudiquem o trabalhador e continuem a apostar nestes empregados proporcionando-lhes formação e oportunidade de crescimento.

Igualmente, para que a medida resulte, deve haver uma redução de responsabilidades por fim a adaptar à nova carga horária. Caso contrário, o trabalhador estará a trabalhar o mesmo em menos horas ou levará o trabalho para casa como acontece em muitas licenças de maternidade ou de aleitamento.

 Finalmente, deve haver um controle apertado sobre as empresas que utilizam este sistema. Facilmente esta norma pode ser utilizada como forma de reduzir as despesas com salários (são subsidiadas pelo Estado), não sendo cumprido o seu objectivo principal.

Estou curiosa para perceber como o Ministério vai implementar e comunicar esta medida mas para já, devemos celebrar com cautela.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Controlo social


Controlo nas redes sociais
Foi descoberta uma página pessoal no FB com fotografias de crianças e  comentários libidinosos. Pode até ser uma criança que resolveu fazer uma brincadeira parva, mas também pode ser um adulto a cobiçar as criancinhas indefesas.

A verdade, é que muitas vezes esquecemos-nos que o controlo parental também passa pelo controlo social. Ou seja, é nossa responsabilidade controlar a atividade dos nossos filhos nas redes sociais e nossa também da partilha que fazemos deles na net.

Que existem predadores na net, não há dúvidas. Sobre isso já fiz dois posts sobre as ferramentas de segurança e sobre a partilha de fotos. Contudo, nunca tinha abordado o tema da segurança nas redes sociais.

Pessoalmente, não partilho nas redes sociais as fotografias dos meus filhos. Mesmo tendo condições de privacidade no meu perfil muito restritas. De um momento para ou outro, há uma falha na programação ou FB decide alterar a sua política de privacidade (como aconteceu com o Instagram) e as fotos ficam públicas.

O que podemos fazer para introduzir algum controlo social na partilha de informação/imagens dos nossos filhos e pelos nossos filhos?

  •  Desligar as informações de localização nos smartphones para que as fotografias não possuam esse código quando são partilhadas.
  • Solicitar aos amigos/familiares para não partilharem as fotografias ou explicar como podem partilhar (deem preferência ao email ou a caixas de partilha como o dropbox).
  • Se estão longe e precisam partilhar mais, criem um blog pessoal com acesso apenas a determinadas pessoas.
  • Alterar os filtros de privacidade nas definições da nossa página e criar grupos de amigos para diferentes graus de partilha.
  • Editarperfil de cada amigo (amigo chegado, conhecido, amigo) por forma a selecionar o que deve visualizar.
  • Atualizar esta última lista periodicamente.
  • Evitar colocar comentários ou tags reveladoras como nomes, localização etc.
  • As fotos até podem ser fofas e divertidas mas quanto mais interessantes, maior o risco de viralidade.



Pode parecer uma caça às bruxas mas a ideia de que a internet e redes sociais são fechadas e seguras é irreal. A internet é 100% pública e aberta e é isso que a torna tão universal e atrativa.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

15 maneiras de dizer "Adoro-te"

Dizemos aos nossos filhos que gostamos deles todos os dias. Mas será que o demonstramos tantas vezes como gostaríamos? Na azáfama do dia-a-dia, entre TPC's, banhos, jantar, arrumar, planear e tantas outras obrigações, esquecemo-nos que pequenos gestos fazem-nos sentirem-se especiais.

Existem 1001 maneiras de dizer "Adoro-te". Desta, escolhi apenas 15:

  1. Com o telemóvel, tirar fotografias tontas. É um momento super divertido e intimo
  2. Cortar em forma de coração as torradas, panquecas...
  3. Colocar um papelinho na lancheira com um recado, ou apenas em forma de coração.
  4. Fazer um programa "exclusivo" com ele/ela.
  5. Ensinar-lhe a fazer algo que adora.
  6. Fazer algo que ele/ela adora.
  7. Ver albúns de fotografias de quando ele/ela era pequeno/a.
  8. Transformar a sala num acampamento/castelo/forte.
  9. Colocar no quarto um mural com os desenhos/fotografias deles.
  10. Fazer asneiras com eles: luta de almofadas, misturar ingredientes na cozinha, brincar com pistolas e água...
  11. Sentar-se ao lado dele/dela e ver a série ou desenhos animados. Rir com eles :-)
  12. Arrumar-lhe o quarto e explicar o que fez para que ele/ela perceba o trabalho que deu.
  13. Fazer-lhe o prato/sobremesa favorito.
  14. Todas as manhãs, dizer-lhe algo que gosta nele/nela.
  15. Dar muitos beijinhos e festinhas.
Resumindo, diga-lhe "Adoro-te" de todas as maneiras e em todas as línguas!

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Sem medos - Vacinação Obrigatória

http://www.abc.net.au/local/stories/2013/06/06/3776327.htm
A Linda e o Ian são pais que adoram o seu filho Alijah. Informaram-se a acharam que era melhor não vacinar os filhos devido aos possíveis efeitos secundários. Provavelmente, foram informados que seguindo uma dieta saudável e uma rotina estável, nunca teriam que se preocupar.

Com 7 anos, o pequeno Alijah foi internado com Tétano apenas por se ter cortado no pé. Esteve em coma induzido durante 3 semanas, e apesar de já se encontrar bem, teve que aprender a andar e comer de novo.

Parece inacreditável que em 2013 estejamos a dar passos para trás face ao desenvolvimento da medicina. Estamos numa Era em que é possível não morrer de Tétano através de uma simples vacina, e mesmo assim, envolvidos por esta nova moda pró-natureza e anti-químicos, somos guiados a acreditar que todo o esforço em pesquisa e inovação para assegurar a sobrevivência da espécie humana face aos milhões de vírus e batérias existentes na terra, é conversa de grandes laboratórios!

Algumas respostas para quem ainda tem dúvidas:

1 - São raras as crianças que têm reações secundárias às vacinas à excepção de febre. No mundo são vacinados milhões de crianças. O objectivo é induzir uma reação de criação de anticorpos na criança. Se todos se sentissem mal, já se tinham alterado as fórmulas.

2 - Ao não vacinar a sua criança, está a contribuir para a não erradicação de uma doença colocando os outros em risco.

3 - Mesmo que a doença esteja erradicada em Portugal, não está noutros países onde ainda existe tuberculose por exemplo. O seu filho poderá contrair à mesma a doença através de um portador.

4 - As vacinas são seguras. Em tempos achava-se que a tríplice viral poderia causar autismo mas diversos estudos já comprovaram que não é verdade.

Pode fazer o download do Programa Nacional de Vacinação em: http://www.mgfamiliar.net/itemgenerico/programa-nacional-de-vacinacao

Caso tenham dúvidas adicionais, contactem o pediatra ou a área de vacinação no seu Centro de Saúde.




sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Partilhar fotos na Internet não confiando...

Já fui chamada de paranoica ou de ter a mania da perseguição mas nunca gostei de partilhar fotos dos meus filhos na internet ou redes sociais. Este vídeo dá-me alguma razão, pelo menos para aquelas fotografias que tiramos através do nosso smartphone.

Se quiserem continuar a fazê-lo, devem desligar os settings de GPS nos vossos smartphones. Podem depois não poder usar o Foresquare e outras redes que necessitam desses settings, mas pelo menos estarão seguros.


segunda-feira, 5 de agosto de 2013

10 erros não intencionais

Já andava à procura há algum tempo de um artigo simples que indicasse os erros principais que muitos pais cometem não intencionalmente. Encontrei no site brasileiro ITodas que tomei a liberdade de copiar com algumas notas adicionais.

Deixo apenas um comentário principal: em todos os casos abaixo descritos, não é esquecida a fragilidade dos nossos pequeninos para quem nós pais somos o mundo, ponto de partida e chegada, começo e fim. É por isso que depositam em nós todo o seu amor incondicional e confiança. Tentemos não traí-la...



1 – Não rotule seu filho de pestinha, chato, lerdo ou outro adjetivo agressivo, mesmo que de brincadeira. Isso fará com que ele se torne realmente isso.
Quantas vezes passo na rua e vejo um pai ou mãe ralharem com o filho a dizer "és mau". Ou mesmo em conversa com amigas ouvir dizer "a M é respondona e mau feitio". As crianças tomam como modelo os pais, logo se eles dizem que "eu sou mau, então deixa-me cá corresponder à expectativa..."
2 – Não diga apenas sim. Os nãos e porquês fazem parte da relação de amizade que os pais querem construir com os filhos.
Eles querem saber o "porquê" de tudo e às vezes, quando não sabemos ou é complicado responder, dizemos "porque sim". Assim se quebra a relação de confiança depositada no pai/mãe que "não têm paciencia para mim :-("
3 – Não pergunte à criança se ela quer fazer uma atividade obrigatória ou ir a um evento indispensável. Diga apenas que agora é a hora de fazer.
Se o "não" não é uma opção, então porquê estar a perguntar? Para dar a entender que estamos a dar liberdade de opção ou mais participação? Cuidado, senão acabam por ter exatamente o efeito contrário.
4 – Não mande a criança parar de chorar. Se for o caso, pergunte o motivo do choro ou apenas peça que mantenha a calma, ensinando assim a lidar com suas emoções.
Mandamos parar de rir? Não, isso seria uma violência. Então porquê mandar parar chorar? Se está a chorar sem motivo ou por birra (o que normalmente acontece num local público) então afaste-se e espere que passe.
5 – Não diga que a injeção não vai doer, porque você sabe que vai doer. A menos que seja gotinha, diga que será rápido ou apenas uma picadinha, mas não engane.
Ser apanhado na mentira é perder a confiança dos filhos. Mais ainda, estamos a ensinar a mentir para depois dizer que é feio mentir. Cuidado...
6 – Não diga palavrões. Seu filho vai repetir as palavras de baixo calão que ouvir.
E depois não reaja com surpresa!
7 – Não ria do erro da criança. Fazer piada com mau comportamento ou erros na troca de letras pode inibir o desenvolvimento saudável.
Isso é um dos erros que mais vejo fazer e que mais me impressão faz. A criança poderá querer validar o comportamento do pai/mãe repetindo o erro ou então ficar mortificada por ter sido gozada. 
8 – Não diga mentiras. Todos os comportamentos dos pais são aprendidos pelos filhos e servem de espelho.
O mesmo que no ponto 6.
9 – Não diga que foi apenas um pesadelo e mande voltar para a cama. As crianças têm dificuldade de separar o mundo real do imaginário. Quando acontecer um sonho ruim, acalme seu filho e leve-o para a cama, fazendo companhia até dormir.
As crianças não são adultos. Se um filho se levanta a pedir ajuda porcausa de um pesadelo, é nossa obrigação ajudar, acarinhar, suportar. Não  colocar o nosso sono acima do deles?
10 – Nunca diga que vai embora se não for obedecido. Ameaças e chantagens nunca são saudáveis.
A pior coisa que pode fazer é ter a mesma atitude que um amiguinho teria. "se não fizeres isto não sou teu amigo!". Claro que o seu filho virá logo a correr ter consigo mas com a sensação de abandono , insegurança e tristeza muito difíceis de recuperar.

Estes erros são extremamente comuns. São erros ignorantes e iracionais, muitas vezes fruto do cansaço. Contudo, há que assumir o contrato que assinámos como pais. De criar e amar os nossos filhos incondicionalmente para que se transformem em adultos, fortes, seguros e estáveis.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Já somos 100 no Facebook! Obrigada a todos :-)



Dúvidas em férias


Chegados ao Verão surgem imensas dúvidas. Queremos aproveitar as férias, mas não sabemos o nível de liberdade que devemos ter. Picadas, peixe-aranha, alforrecas, temos que aprender a lidar com os vários perigos que as férias oferecem.

Através do Facebook, perguntei a algumas mães quais as dúvidas que gostariam de colocar a uma pediatra que estimo muito – a minha mãe. A resposta foi positiva e tal como prometido, aqui vão as respostas.


Batata Frita Eu tenho. Antes de ser mae ouvia alguns amigos dizerem q os bebes é q se deviam adaptar as rotinas dos pais, o q pode implicar deitar mais tarde, dormir sestas no carrinho ou no ovo e outras alteracoes.
Agora, mae, acho que discordo. Acho que nos é devemos respeitar as rotinas e conforto dos filhos. Evitar andar na rua ate tarde para q possam adormecer como sempre na caminha deles e em ambiente tranquilo. Evitar estar muito tempo seguido na rua para eles nao estarem confinados aos carrinhos e ovos... Nao passar a vida constantemente em festa para que possam usufruir de algum silencio. Gostava de saber a opiniao dela! Obrigada Rita.

Resposta: Claro que  quando se tem um bebé a vida muda! Temos que adaptar a nossa vida à dele e não o contrário. As crianças dormem muitas horas e ficam cansadas facilmente. Por isso podem sair, por curtos períodos, nos primeiros meses de vida, de manhã ou ao fim da tarde, no parque, no jardim .

Mariana Melo Pessoa Sugestões de kits primeiros socorros e medicamentos sem receita médica que devemos levar connosco para férias 

Resposta: Medicamentos para férias: Paracetamol, brufen, ultra- levure em carteiras., fenistil gel , Atarax
Saber fazer dieta antidiarreica: motilium , soro de rehidrataçao oral- "oral suero ."


Mimi SousaPrates  O que fazer a picadas de insectos que infectam, o creme + apropriado, etc. Bjs 

Resposta: Só precisa de fazer anti histamínico se tiver muitas picadas e fizer uma grande reação. Nessa altura deve ir ao médico. Deve fazer Atarax, mas a dose depende do peso, não da idade.


Marta Corrêa De Sá Alforrecas e peixe-aranha!O que fazer se as criancas entrarem em contacto no mar?

Resposta: Se for mordido por um peixe-aranha tem de ir ter com o posto de socorro para colocar um anestésico.


Foram colocadas outras dúvidas:

Ana Fernandes Se existe alguma idade mínima p ensinar o bebe adormecer sozinho no berço e tudo o q isso pode implicar,choro e afins..

Resposta: Deve habituar a dormir no berço desde o nascimento. Se estiver a chorar, acalmar ao colo e deitar outra vez. Colocar a chucha, falar com o bebé . E mesmo que chore um bocadinho vai acabar por adormecer.


Batata Frita Outra: esterilização. Agua fervida ou engarrafada. Até quando?

Resposta: Água fervida da torneira até aos 4 meses. Depois, lavar bem os biberões com água quente.


Espero ter ajudado a todas J Boas férias!


quinta-feira, 25 de julho de 2013

À minha avó Elsa.


Para Sempre (Carlos Drummond de Andrade)
Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.
Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.

Por que Deus se lembra
- mistério profundo -
de tirá-la um dia?

Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

"Férias" - parte 1

Desde que tenho filhos, que as férias deixaram de ter o mesmo significado. Antes, Férias eram descanso, lazer, preguiça, ronha...regados com sangria gelada e ameijoas à Bulhão Pato.

 Hoje, as "Férias" começam por uma lista infidável de coisas para fazer que são o prelúdio das actividades de verão. Uma canseira, mas também tempos ricos e inesquecíveis.

O segredo é manter espírito prático e positivo e...uma lista. Eu, fui aperfeiçoando a minha que partilho convosco agora  :-)

1 - Fazer a mala com antecedência não esquecendo casacos, sapatos abertos e fechados e o dobro das tshirts que se sujam imenso. No meu caso é a minha + 3 pelo que começo 3 dias antes de sair a tirar roupa das gavetas.

2 - Preparar saco com brinquedos. Enquanto eles se distraem, talvez, com sorte poderemos ler o meu livro.

3 - Preparar lancheira com comida. Levo sempre algumas refeições preparadas por serem mais práticas e económicas.

4 - Encomendar compras no Continente Online. Carregar com 24 litros de leite não é prático. O Continente faz o favor de entregar tudo aquilo que necessitamos mas a encomenda deve ser agendada com antecedência.

5 - Preparar saco de praia sem esquecer protectores, jogos de praia, e pó de talco para tirar a areia molhada. Baldes e pás normalmente compro lá, pois ocupam imenso espaço e nunca duram mais do que um verão.

6 - Preparar necessaire/saco medicamentos. Há sempre um que adoece por isso, mais vale ter à mão um anti-inflamatório, termómetro, anti-histamínico, Ul-250, Bepanthene, repelente e ainda Fenistil porque as melgas não perdoam nesta altura do ano.

7 - Computador, Ipad, Máquina Fotográfica, porque é no Verão que se tiram as melhores fotos e porque pelo menos, eu, já não sei viver "desconectada".

8 - Não esquecer o carrinho de bebé. São essenciais para a sesta, a ida para a praia, ou a dormida num jantar à noite.

9 - Carregar o carro e rezar para que caiba tudo! Cansados?! Então agora toca a fazer 2.5 horas de caminho e descarregar tudo!!!

 Boas "Férias" pais & mães!

quarta-feira, 24 de abril de 2013

A difícil busca da escola perfeita.

Todos os meus filhos ficaram em casa com as empregadas até ao ponto em que achei que tanta televisão associada a um crescente sotaque brasileiro, estavam a começar a causar danos.

A escolha de uma escola é uma das tarefas mais complicadas para os pais. Imaginamos encontrar uma réplica quase perfeita da nossa casa. Guess what? - isso não existe.

A primeira decisão é a opção de escola pública ou privada. Aqui vão algumas opiniões que recolhi de alguns blogs de referência:

De Mãe para Mãe - Escola pública vs privada

Verdadeiro Mundo - Escolas Públicas vs Colégios Privados

Este é meu - Escolas públicas vs privadas

 Pais de quatro - Escola pública ou privada?

Após esta tarefa estar concluída, o importante é listar algumas das características mais importantes que procuramos numa escola. Aqui vai a minha lista:

Feeling - Somos mães e o nosso instinto infalível. Por isso, ao visitar a  escola, falem com as professoras, observem se as crianças estão felizes, se não estão a ser demasiado simpáticos e facilitadores. O nosso estômago não falha, garanto.

Afecto - Sou uma mãe galinha que mima os filhos até à última. Para mim, uma escola sem colo não serve. Em conversa com a professora, certifiquem-se que ela tem essa capacidade afectiva e que terá disponibilidade para dar atenção a todos individualmente. Em escolas com turmas muito grandes, faz-se mais com menos recursos e há sempre algo que falha.

Proximidade - De casa e não do trabalho. Uma escola próxima de casa facilita a rotina do dia a dia, tornando-a menos cansativa.

Limpeza/Higiene - Entrar numa escola que cheira a mofo ou a fralda suja dá logo vontade de fugir. Há uma razão pela qual os médicos chamam os infantários de "infectários". Escolas sem ventilação podem gerar problemas respiratórios nas crianças.Vejam o artigo.

Segurança - Não tenham medo de perguntar como é o sistema de segurança da escola. Verifiquem se a porta da rua está fechada, se tem porteiro, que sistema de entradas e saídas tem.

Orientação socio/educativa - Todas as escolas têm uma coordenadora pedagógica ou directora com quem podem falar e perceber  qual o projecto educativo da escola. Sendo a escola um prolongamento da casa, é importante que haja um alinhamento.

Espaço - Um espaço onde possam brincar, correr e não levar encontrões dos meninos mais velhos, é essencial para o crescimento em segurança dos nossos filhos.

Continuidade - O artigo fala de escolas e não de creches ou infantários pela importância de termos os nossos filhos o maior número de anos na mesma escola. A mudança implica instabilidade, perda de amigos e referências. Não é nenhum drama, mas se pudermos evitar, melhor!

Opiniões - Tratando-se de uma amiga ou alguém próximo, são sempre mais importantes do que um desconhecido. Contudo, existem alguns fóruns de mães onde podem solicitar opinião sobre a escola para a qual estão mais inclinados:

Forum - Pink Blue

Forum - De mãe para mãe

Facebook  - Grupo fechado - Mães


Deixo-vos ainda o Bilhete de Identidade de algumas das escolas privadas de referência de Lisboa e arredores (dados 2012).


Colégio S.João de Brito
- Orientação: Jesuíta
- Propinas: 385 euros (infantil); 433 euros (1º ciclo); 451 euros (2º ciclo); 437 euros (3º ciclo); 497 euros (secundário).
- Acesso: Lista de espera com base em critérios de admissão fixados pelo colégio.
- Lema: "Com excelência, formar homens e mulheres para os outros e com os outros".
Colégio Valsassina
- Orientação: Privado
- Propinas: 416 euros (infantil e 1º ciclo); 429 euros (2º ciclo); 441 euros (3º ciclo); 477 euros (secundário).
- Acesso: Lista de espera.
- Lema: "Uma formação humanista e personalizada".
Colégio Sagrado Coração de Maria
- Orientação: escola católica
- Propinas: 421 euros (infantil); 425 euros (1º ciclo); 440 euros (2º ciclo); 450 euros (3º ciclo); 495 euros (secundário)
- Acesso: Lista de espera com base em critérios de admissão fixados pelo colégio
- Lema: "Nada pode chegar ao fim sem o selo da cruz".
Oficinas de S.José- Salesianos de Lisboa
- Orientação: Formação Cristã.
- Propinas: 420 euros (1º ciclo); 455 (2º ciclo); 465 euros (3º ciclo); 490 euros ( secundário).
- Acesso: Lista de espera com base em critérios de admissão fixados pelo colégio.
- Lema: "Jesus Cristo é referência fundamental".
Colégio Moderno
- Orientação: Privado - assume-se como escola laica.
- Propinas: 390 euros (infantil); 395 euros (primária); 410 euros (2º ciclo); 420 euros (3º ciclo); 440 euros (secundário).
- Acesso: Após pré-inscrição que tem de ser feita em Dezembro do ano anterior à entrada no colégio, há uma lista de espera que pode ir até aos seis meses.
- Lema: "O respeito pelos direitos humanos e liberdades fundamentais, epelos princípios consagrados na Carta das Nações Unidas, balizam a prática educativa do Colégio".
Colégio Efanor
- Orientação: Privado.
- Propinas: 504 euros (pré-escolar); 553 euros (1º ciclo); 595 euros (2º ciclo).
- Acesso: Após pré-inscrição que tem de ser feita até 28 de Fevereiro do ano de entrada no colégio, há uma lista de espera que pode demorar meses.
- Lema: "Educar para o século XXI".
Liceu Francês Charles Lepierre
- Orientação: Laica e segue as regras do sistema educativo francês.
- Propinas: Variam entre os 4.308 euros, por ano na classes maternelles (até aos 5 anos), os 4.084 euros nas classes élémentaires , os 4.353 euros no còllege, os 4.971 euros no lycee e os 5.418 euros no terminale (estes valores incluem refeições).
- Lema: O Lycée Francais Charles Lepierre integra uma rede de escolas francesas que partilham valores universais como tolerância, humanismo e igualdade de oportunidades.
Escola Alemã de Lisboa
- Orientação : Laica. A Escola Alemã de Lisboa é uma escola de encontro que visa a preparação dos seus alunos para o ingresso no ensino superior em Portugal e na Alemanha.
- Propinas: Variam entre 7.309 euros anuais no jardim de infância e primária (se quiser actividades à tarde todos os dias) e 4.957 euros (só de manhã) e os 5.288 euros no liceu.
Oeiras Internacional school
- Orientação: uma escola internacional, onde a língua oficial é o inglês que lecciona o International Baccalaureate.
- As propinas variam entre os 10.500 euros anuais para alunos de seis anos, 17.500 para alunos de 12 e 12.250 para os alunos de 13 anos.
St. Julians 
- Orientação: Escola com um recorde de elevada performance académica e elevadas actividades extra-curriculares. Possui alunos portugueses do Reino Unido e de outras 45 nacionalidades.
- Propinas: Variam entre os 8.200 euros por ano no jardim de infância os 9.700 euros e os 10.900 euros na escola primária e os 11. 800 euros no 6º ano, os 12.300 euros entre o 7º e o 9ºano e os 15.100 euros nos 10 e 11º anos. No internacional baccalaureate as propinas variam dos 12.910 euros e os 19.365 euros.

Se precisarem de mais informações, é só deixar um comentário ;-)





quinta-feira, 4 de abril de 2013

Ipad, Ipod, Iphone…IControl!!!. Soluções para uma internet segura.




Qual a melhor forma de entreter os nossos filhos? Fazê-los parar, estáticos, sem fazerem asneiras por dois segundos enquanto arrumamos a casa ou tratamos de nós? A pergunta é fácil e qualquer mãe ou pai, ao fim de pouco tempo percebem: coloca-los à frente de um aparelho electrónico ligado ou não à internet.

No nosso tempo, os nossos pais preocupavam-se sobretudo com o tempo à frente da televisão e a influência sobre a nossa vista. Afinal, brincávamos livremente na rua...

Hoje em dia, enquanto pais, temos desafios bem maiores. Já não há brincadeiras de rua, e os miúdos ficam hoje em casa à procura de todas as formas e suportes de entretenimento.

Para além da irritação de os ver totalmente alheados da realidade, surge a ansiedade ligada ao facto de não sabermos exactamente quais os perigos associados ao uso dos aparelhos ligados à internet.

A resposta está em ferramentas de controlo parental. Um estudo na Comissão Europeia que remonta a 2011 revelava que apenas 22% dos pais em Portugal usavam este tipo de ferramentas. Para que possamos estar mais "in control", reuni algumas soluções de segurança na net:

IOS (Aparelhos da Apple)

MobicipSafe Browser – basta criar uma conta, definir a filtragem, fazer o download e desactivar o Safari, o You Tube e a AppStore. Trata-se de um serviço pago mas vale a pena.

Safe Eyes Mobile – Trata-se também de um browser de pesquisa que bloqueia conteúdos impróprios para crianças. Podemos também limitar o tempo de utilização. Este software é pago.

loudacl SafeNet Browser - - Outro browser que no modo Protect o utilizador pode apenas navegar nos sites autorizados. Esta opção também é paga.

iWonder Surf Pro – Esta aplicação permite ver exactamente onde os nossos filhos navegam na Web, dado que tem o registo de sites visitados. Possui uma versão gratuita e a possibilidade de uma subscrição vitalícia. Aplicação é paga. 


Windows (Computador)

Mobicip Safe Browser – O modo de funcionamento é o mesmo para os sistemas IOS. Faça o download e siga os passos de configuração.

Kudupira Web Filter – Trata-se de uma das poucas ferramentas gratuitas. Um software simples de configurar dado que possui uma configuração padrão. Disponibiliza também relatórios relativos aos sites visitados.

Estas são apenas algumas das opções e nem todas são 100% seguras. Mas é um ponto de partida para que possamos estar descansados.

Para outras informações consultar: http://www.miudossegurosna.net/