
- Comprar materiais escolares.
- Verificar se a roupa ou farda deste ano ainda serve.
- Renovar inscrições de actividades extra-curriculares.
- Comprar sapatilhas.
- Tratar do transporte escolar.
- Fazer mochila da muda de roupa.
- Fazer a mochila da roupa de cama.
- Fazer a mochila da ginástica.
- Fazer a mochila da natação.
Terminadas todas estas tarefas pensamos o mais difícil está feito e que estabelecida a rotina, podemos continuar a vida. Que grande engano! A parte mais difícil começa agora: gerir a nossa ansiedade e a dos nossos pequenos que encaram a escola com um misto de excitação e medo.
As minhas filhas já estão na escola há 2 anos e ainda não me consegui habituar a deixa-las lá. Já não choro como no primeiro dia em que deixei a mais velha (sim, é normal), mas à medida que me vou afastando da escola a minha cabeça é assaltada por questões como: será que as amigas a vão tratar bem? A professora será demasiado dura? Haverá higiene? E se se magoa?
Pior, como deixei de ter visibilidade sobre o que acontece na escola, todos os comportamentos delas são justificados pelo que aconteceu na escola. Vejamos, se está triste é porque a amiga não lhe ligou; se está aérea é porque não dormiu o suficiente, etc, etc.
Duas dicas para nos mantermos saudáveis:
1 - Falar com as professoras e auxiliares. Elas é que nos podem dizer realmente o que se passa na escola e descansar o nosso pobre coração de mãe.
2 - Falar todos os dias com elas. Qual a melhor parte do teu dia? O que foi que te fez rir hoje? O que foi que te fez chorar hoje? Este tipo de questões são capazes de pôr a falar os mais caladinhos.
Bom ano escolar!